AUTO CUIDADO FEMININO

PORQUE O AUTOCUIDADO FEMININO É IMPORTANTE?

Porque assumir a responsabilidade por nosso bem-estar integral impacta diretamente na redução de doenças, no aumento da nossa qualidade de vida, na qualidade de nossas relações, no aumento da autonomia, e, em última análise, impacta em nossa sensação de felicidade.

O QUE É AUTOCUIDADO FEMININO?

O autocuidado é o conjunto de tudo aquilo que fazemos intencionalmente para promover nosso próprio bem-estar e a nossa saúde como um todo: física, mental, emocional e espiritual.



TIPOS DE AUTOCUIDADOS FEMININOS

Físico. Entram aqui todos os cuidados com a saúde do corpo:

Boa nutrição;
Sono de qualidade;
Práticas físicas regulares;
Boa hidratação;
Higiene e cuidados corporais;
Redução de hábitos nocivos, como consumo excessivo de álcool.

Mental e Emocional. Todas as práticas do autocuidado físico também melhoram a saúde mental e emocional, mas podemos acrescentar aqui práticas mais direcionadas ao bem-estar interno, como:

Encontrar formas saudáveis de expressar suas emoções;
Estabelecer limites em suas relações;
Ter um hobby ou lazer periódicos;
Práticas de relaxamento, contemplação ou meditação;
Evitar a infotoxicação, que é a exposição excessiva a conversas e notícias estressantes. É importante manter-se informado dos acontecimentos, porém, o excesso de exposição, por exemplo, a noticiários violentos e informações de caráter estressante, aumentam a ansiedade basal;
Buscar novos aprendizados nas diferentes áreas da vida;
Procurar ajuda profissional caso perceba prejuízos em sua saúde emocional ou mental que não está conseguindo lidar.

Social. Cultivar boas relações, comprovadamente, melhora nossa qualidade de vida e bem-estar e, na correria do dia a dia, podemos deixar de lado nossos relacionamentos.

Algumas dicas para melhorar a vida social:
Separar tempo para estar com pessoas queridas, como amigos e familiares;
Rir é um grande regulador de estresse, então invista em programas que te façam descontrair e dar boas risadas, preferencialmente ao lado de pessoas em quem confia. Esse é um baita autocuidado;
Fazer trabalho voluntário;
Participar de grupos e comunidades que tenham interesses semelhantes aos seus.

Espiritual. O autocuidado espiritual não significa necessariamente adotar uma religião.
Aqui o conceito de espiritualidade está mais ligado ao cultivo de um sentido de vida e de paz interior, que pode ser praticado de diferentes formas para cada pessoa, como reservar minutos de silêncio no dia para se conectar consigo mesma, práticas contemplativas e meditativas, até práticas dentro de uma tradição espiritual específica. Importante dizer que essa separação dos tipos de autocuidado é para nos ajudar a refletir e estabelecer estratégias de melhoria, porém, quando você melhora um tipo, isso interfere nos demais. Por exemplo, a melhora do autocuidado físico terá impacto positivo sobre sua saúde mental e emocional.