Alimentos bons para a dieta


Laranja
Laranjas são bem conhecidos por conterem vitamina C. Elas também são ricas em fibras, antioxidantes e tem um sabor incrível.

Morango
Morangos são altamente nutritivos, e contém baixas calorias e carboidratos. Eles estão cheios de vitamina C, fibras e manganês, e estão, sem dúvida, entre as mais deliciosas comidas existentes e não poderia faltar na lista de alimentos saudáveis.

Abacate
Abacates são diferentes da maioria das frutas, porque eles são carregados com gorduras saudáveis em vez de carboidratos. Eles são cremosos, saborosos e ricos em fibras, potássio e vitamina C.

Banana
Bananas estão entre as melhores fontes mundiais de potássio. Eles também são ricos em vitamina B6 e fibras. Bananas são ridiculamente convenientes e portáteis. É uma da lista de alimentos saudáveis indispensáveis.

Alimentos ruins para dieta


Alimentos processados
Consumir alimentos processados, como refrigerantes, inunda o cérebro com muita glicose. Essa “inundação de açúcar” pode levar à inflamação no cérebro e pode resultar em depressão e fadiga. “Em vez de comprar ultraprocessados, recomendo alimentos integrais ricos em nutrientes, como frescos ou vegetais, e proteínas limpas, como carne orgânica alimentada com pasto e peixes selvagens ou pescados de forma sustentável.”

Óleos industrializados
A industrialização da comida levou ao desenvolvimento de óleos baratos e altamente processados, como os de milho, girassol e soja. Através do processamento, esses óleos se tornam incrivelmente ricos em ácidos graxos ômega-6. Estudos mostraram que pessoas que consomem alimentos ricos em ácidos graxos ômega-6 correm maior risco de depressão em comparação com aqueles que consomem alimentos ricos em ômega-3 (conhecido por melhorar o cérebro). Ao cozinhar, opte por alternativas anti-inflamatórias como azeite extra virgem ou óleo de abacate.

Açúcares adicionados e refinados
O açúcar está presente em diversos alimentos surpreendentes, como ketchup, molhos para salada e itens salgados, como batatas fritas. “Açúcares adicionados e refinados exacerbam a inflamação e sobrecarregam o corpo com mais açúcar do que o necessário, o que pode criar aumento da ansiedade e níveis de humor instáveis”, diz Naidoo, lembrando que o doce ainda tem um efeito viciante: quanto menos comemos ao longo do tempo menos desejamos. “Para reduzir sua dependência de açúcar, compre alimentos integrais que não tenham açúcares adicionados”, afirma a especialista, que costuma dar uma mordida extra em um chocolate amargo quando está com vontade de comer mais doce.

Frituras
A especialista diz que vale a pena reduzir a quantidade de frituras na alimentação. Ela ainda acrescenta que, nos últimos anos, a conversa sobre gordura na dieta mudou. Agora os nutricionistas distinguem entre “gorduras ruins” (ou seja, margarina, óleos hidrogenados), que são conhecidas por causar doenças cardiovasculares e outros problemas, e “gorduras boas” (ou seja, abacate, azeite) que podem ajudar a beneficiar o bem-estar.